“Não, minha querida, eu conheço as mulheres”, disse uma vez o grande Raul Julia no papel de ditador militar M. Bison, um dos grandes filmes de Street Fighter, na adaptação do filme aos cinemas em 1994. Ao completar a frase, M. Bison aponta o dedo para ninguém, nada menos que chun li e diz que a garota não é uma lutador inofensiva.

Assim, ao escutar isso, a grande lutadora Chun-Li fica brava e chuta a cabeça dele sem parar, afinal, chutes aos montes e em velocidade surpreendente é a habilidade da melhor lutadora de todos os tempos. Considerada a primeira mulher dos Jogos de Luta, Chun-Li costuma se identificar como a mulher mais forte do mundo.

Seu nome significa “beleza da primavera” em mandarim, língua do seu país, a China. Além de lutadora profissional, Chun-Li trabalha para a Interpol e busca vingança pela morte de seu pai pelo cruel M. Bison. Apesar de ser uma personagem no século passado, até hoje Chun-Li é um das personagens a quem mais se dedica o cosplay.

Além disso, Chun-Li é celebrada na canção da cantora pop Nicki Minaj, virou skin de Fortnite, estrela de Street Fighter II, considerado por muitos jogadores o melhor jogo de luta de todos os tempos, sempre presente em todos os Super Nintendos e Sega Genesis e milhares de atualizações posteriores nos vídeos games que surgiram depois.

O movimento clássico da maior lutadora de vídeo game de todos os tempos, é o famoso chute helicóptero, no qual ela vira de cabeça para baixo e grita e começa a chutar seu oponente na cabeça um monte de vezes. Mesmo depois de tanto tempo e muitas atualizações, o chute continua o mesmo os danos cada vez mais poderosos.

Ninguém quer receber o chute de Chun-Li e todos ficam espertos no momento certo para se defender, caso contrário, é uma derrota certa. A bela dama que veste um vestido azul e vermelho é temida por todos e ninguém quer sofrer as consequências do seu chute giratório, caso contrário, perderá a consciência rapidamente.

Um ícone feminino

A verdade é que, além de ser uma personagem de vídeo game, Chun-Li se tornou em um ícone feminino em uma época em que apenas os heróis masculinos faziam sucesso. Com sua força e sua determinação em conseguir se vingar da morte de seu pai e seu irmão, Chun-Li está preparada para destruir o que estiver entre o seu caminho vingativo.

E é essa determinação que faz a personagem uma das mais queridas pelas mulheres, e também muitos garotos, até os dias de hoje, mesmo décadas depois da sua criança e mesmo com o surgimento de centenas de mulheres de personagens femininas. Chun-Li realmente merece um estudo de caso para compreender como ela fez tanto sucesso assim, sucesso que atravessou gerações anos.

Ainda não se sabe até onde esse sucesso vai durar, porém, Chun-Li continua sendo uma garota desejada por muitos e suas grandes pernas grossas, um sinal de que a força feminina pode vir do lugar em que as mulheres menos esperam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui