Um computador voltado para jogos precisa ter elementos essenciais para funcionar adequadamente. Além de uma boa placa mãe, processador de última geração e com mais de um núcleo, chips de memória DDR4 e um disco rígido com tecnologia SSD, um PC Gamer precisa de uma excelente placa de vídeo, como a rtx 2080.

Sem o hardware responsável por fazer a leitura dos gráficos e entregar ao jogador uma experiência de jogo alucinante, de nada adianta investir no restante da máquina. Afinal, jogos são basicamente efeitos visuais e quando não existe um hardware acoplado no computador preparado para fazer a leitura adequada, o jogo perde a qualidade.

O congelamento da tela começa a acontecer com mais frequências, os lags também. E não adianta nada ter uma internet de 1 TB se o seu computador conta com uma placa de vídeo de segunda categoria. Por isso, encontrar uma placa-mãe adequada para seu estilo de jogo é essencial para obter uma experiência de gamer de alto nível.

Existem muitas opções de placas gráficas no mercado, de vários preços e com diferentes tecnologias. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo de escolha. Leia até o final para compreender melhor como escolher a sua placa de vídeo e criar o verdadeiro PC Gamer, potente e graficamente interessante.

NVIDIA ou AMD

As duas grandes marcas do mercado são NVIDIA e AMD. A primeira é responsável pelas clássicas placas de vídeo GeForce, presente em 90% dos computadores de jogadores. Enquanto a segunda tem conquistado cada vez mais mercado nos últimos anos. Escolha uma placa de vídeo entre essas duas, pois, as demais marcas ainda são incipientes e as chances de não entregarem a qualidade que você precisa, são altíssimas.

Resolução e frequência

Outro ponto que devemos dizer é que, ao comprar sua placa de vídeo, você precisa saber de antemão qual é a resolução e frequência do seu monitor. Para saber isso, basta acessar as configurações da tela e buscar pelos dados referentes. Normalmente, um monitor de última geração conta com resoluções de até 4k, e um mais velho é um Full HD de 1920 x 1080 pixels.

Assim, sua placa de vídeo deve ter as mesmas configurações da sua tela. De nada adianta comprar uma placa que rode jogos em 4k e o seu monitor ter uma resolução máxima de 1920 x 1080. É um desperdício de dinheiro que você quer evitar. A não ser que esteja entre seus planos comprar um monitor de última geração, aí o assunto muda.

Finalidade: jogos, trabalho ou diversão

A última dica que damos para quem está escolhendo uma placa de vídeo é quanto a finalidade. Existem placas de vídeos que funcionam melhor em jogos, outros em programas mais pesados e algumas outras são perfeitas para quem usa o computador para se divertir em redes sociais e outras atividades mais leves. A placa de vídeo perfeita vai depender do uso que você está dando para a máquina. Consulte na internet guias mais completos sobre o tema para te ajudar a concluir o negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui